ORIGEM

Os jardins devem ser capazes de despertar a nossa vontade de olhar por eles; desenvolver a nossa capacidade de observar, de acompanhar o desenvolvimento dos ciclos da natureza, a atitude de cuidar, de servir, de se conectar com o mundo.

Recém-formada engenheira florestal pela Universidade de São Paulo, Katia Rodrigues de Almeida Secches logo concebeu o caminho que gostaria de trilhar. Em parceria com Inês de Sousa Dias, colega de faculdade, e Mauro Miguel Munhoz, arquiteto, deu vida ao Escritório Paulista de Paisagismo. Ali, no EPP, começaram a nascer projetos de jardins de fazendas, condomínios e residências.

Em meados da mesma década, os parceiros fizeram novas opções e Katia fincou suas raízes no trabalho paisagístico, assumindo o EPP. A percepção de que ali residia a sua linha mestra era clara e o fio condutor original foi ganhando novos contornos. Na frequência à Academia Kannon, fundada pelo francês Michel Werber, amplia a sua percepção da paisagem com o estudo de ciências tradicionais como a cosmovisão dos índios guaranis em solo brasileiro; o Feng Shui chinês; o Vaastu Shastra indiano.

Nessa mesma época – ao iniciar a amizade com a designer e radiestesista Martine Monios – aprofunda sua pesquisa radiestésica com a utilização do pêndulo e de hastes metálicas. Juntas, as profissionais prospectam inúmeros terrenos e edificações. O resultado das pesquisas permanentes conduzem a dupla a uma consistente postura de respeito e equilíbrio energético entre o homem, o Planeta Terra e o Cosmos.

As pesquisas de Katia dentro do vasto universo das ciências tradicionais alcançam a maturidade no momento do reencontro, em sua trajetória pessoal, com a Antroposofia – ciência que a envolveu ainda na universidade. Tendo sempre a seu lado a busca pelo belo, pela harmonia entre os elementos e seres que compõem a paisagem, a paisagista Katia assume em seus projetos, com intrínseco amor, a missão que acredita ser a essência de todas as atividades artísticas do homem de nossa época: evocar conscientemente a dimensão espiritual do ser humano.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s